Prevenção primária

Prevenção primária

O espaço de prevenção primária da AARSMF desenvolve-se em duas acções diferentes: as acções de sensibilização e informação e o espaço Clube d´Alegria.
Acções de Sensibilização e Informação
Constatando-se que a escola deve ter cada vez mais em consideração a diversidade de situações e problemáticas com que se defrontam no seu dia-a-dia, dentro e fora da sala de aula, no espaço escolar e na comunidade educativa, as acç ões de prevenção/sensibilização propõem uma intervenção junto da professores, alunos, auxiliares, encarregados de educação, em parceria com a PSP de Santa Maria da Feira, o Núcleo Prevenir da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a equipa  de rua “In loco” da Associação pelo Prazer de Viver, Cultura e Vida e visam proporcionar conhecimentos sobre o uso de substância lícitas e ilícitas.
O “Clube da Alegria”: é um projecto de intervenção/prevenção primária direccionado para filhos e descendentes menores de doentes alcoólicos. Procura, acima de tudo, o desenvolvimento de factores preventivos como sentimento positivo da auto-imagem, auto-conceito, grupo, etc. Durante o ano de 2009 funcionou nos moldes habituais abrangendo uma população de 15 crianças que se dividem nas diferentes sessões lúdico-pedagógicas. No Núcleo de Arrifana envolveu cerca de 9 crianças e 37 sessões. No Núcleo de S. Paio de Oleiros envolveu cerca de 7 crianças e 37 sessões.
No âmbito desta resposta, durante o ano de 2009, foi construído e publicado o livro “Histórias do Monstro Borralhão com e sem garrafão”. Constituindo inicialmente uma peça de teatro infantil, (que retrata a história de um doente alcoólico que através da solidariedade dos habitantes de uma aldeia e do circo que existe na mesma, se transforma num belo palhaço, capaz de alegrar tudo e todos) foi apresentada em público pela primeira vez no âmbito da Mostra Social, realizada a 18 de Janeiro de 2009. Posteriormente foi editado em livro durante a agenda cultural do festival de rua “Imaginárius” no dia 31 de Maio de 2009, no auditório da biblioteca municipal da Feira. Todo a peça, as personagens, as cenas e seu desenvolvido foram elaboradas pelas crianças do Clube d´alegria em colaboração com a docente de português Mª Gracinda de Sousa.