Oficinas de Inserção

Oficinas de Inserção

Com o objectivo de promover a inserção de indivíduos excluídos ou em risco social de exclusão, mediante a promoção de competências de inserção de vida activa e de desenvolvimento pessoal, surgiram durante o ano de 2009 um conjunto de iniciativas que abaixo se descrevem:

Atelier de Desporto – existência de treinos semanais de futebol de 11 que se desenvolvem no pavilhão polidesportivo de Lourosa com um total de 23 participantes. Funciona aos Sábados, pelas 14h, no pavilhão gimnodesportivo de Lourosa.

Atelier de Inserção pela Arte – participação no projecto “Instável Orquestra” (grupo de instrumentistas de todas as idades e que usa instrumentos não tradicionais, criados a partir de materiais recicláveis, acompanhados de canto).

Clube de Emprego – Em parceria com Agência Local em Prol do Emprego (iniciativa do Projecto Direitos e Desafios) este clube, destinado à população desempregada, pretende contribuir para a elaboração de um projecto profissional, para a divulgação de fontes de informação de ofertas de emprego/formação e operacionalização de técnicas de procura de emprego. Funciona as Sextas-feiras, pelas 11h, no núcleo de S. Paio de Oleiros.

Clube de Comunicação –   Em parceria com o Instituto de Drogas e Toxicodependências, no âmbito do Plano de Respostas Integradas, este clube promove um programa de treino de competências pessoais e sociais na área da comunicação. Funciona as terças-feiras, pelas 10h, no núcleo de S. Paio de Oleiros.

Grupo Pinceladas – Promoção do desenvolvimento social, pessoal e familiar possibilitando a aquisição de um conjunto de conhecimentos básicos de técnicas de artesanato que visam a conquista de uma possível autonomia económica e profissional. Funciona as Sextas-feiras, pelas 14h, na casa do povo de Santa Maria da Feira.